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quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Lutas marciais para mulheres

Luta marcial é coisa de mulher, sim!
Luta é super difundida no universo masculino, mas lutar não é só coisa de homem não!
As mulheres estão entrando cada vez mais neste meio, pois o esporte queima muitas gordurinhas, em média de 800 calorias por hora, ou seja, ajuda a ficar ‘sarada’! Os treinos são relaxantes, trabalham o corpo, a mente e podem fazer milagres pelo seu corpo. Só é preciso se proteger adequadamente.
Recomendações para lembrar: as unhas devem estar aparadas, os cabelos presos e nunca treine com brincos ou outros acessórios. Recomenda-se usar sapatilhas para proteger os pés e protetor de busto para os seios.
E então, pronta para inserir na sua rotina de exercícios uma atividade que gasta de 600 a 1.200 calorias por hora de treino? Confira a seguir as modalidades mais comuns e escolha a que mais se encaixa no seu perfil. Aparentemente as lutas são um tanto agressivas e até um pouco perigosas, devido ao risco de sofrer lesões, mas se você tomar os cuidados necessários, pode praticar com tranquilidade!

BOXE

Boxe feminino
No boxe há muita movimentação, o que favorece os músculos dos braços e das pernas. Mas a principal vantagem está no fortalecimento da barriguinha. Além de trabalhar muito o abdômen, o boxe ajuda a afinar a cintura. Essa luta faz com que a barriga fique contraída o tempo todo. Com isso, a rotação do tronco para os lados dará um ótimo resultado estético e melhorará a postura.
Os benefícios não param por aí: a luta gasta aproximadamente 800 calorias por hora de treino.
E não pense que a aula se resume aos socos. O treino de preparação trabalha as pernas, com saltos e cordas.

MUAY THAI

Muay Thai feminino
A aula de Muay thai já começa agitada. O aquecimento envolve polichinelos, corda e saltos, o que por si só já garante um bom gasto calórico. Durante o enfrentamento é delimitado um círculo de ação para cada combatente, o que determina que os movimentos sejam feitos de maneira explosiva.
Luciano Imoto, diretor da academia Imoto, de SP, afirma:
Como o foco são os chutes – dados com a perna esticada e a ponta do pé – a aula fortalece, principalmente, pernas, glúteos, além da parte central do tronco e abdômen, que são exigidos, pois assumem a função de estabilizar os membros.
Tanto esforço gasta aproximadamente 800 calorias e traz também benefícios para a coordenação motora e a concentração.

KARATÊ

Karatê para mulheres
Além de trazer benefícios para o corpo, o karatê também cuida da sua mente.
Essa luta mantém a disciplina e a tradição oriental, além de ser detalhista, já que a menor desatenção pode virar o jogo.
Explica o educador físico Washington Alves, instrutor de MMA da academia Planet Sport (de São Paulo).
A grande quantidade de socos e chutes, dados com o joelho elevado e dobrado e o pé em posição neutra, fazem com que a atividade trabalhe o corpo de uma maneira global. O gasto calórico da aula também gira em torno das 800 calorias.

CAPOEIRA

Capoeira para mulheres
O gingado e as acrobacias da capoeira melhoram a flexibilidade, principalmente das pernas, responsáveis pela maior parte dos golpes. Os movimentos acrobáticos garantem um fortalecimento global, isso porque além de dar o golpe, é preciso manter o corpo todo contraído para equilibrar-se. O gasto calórico também está na casa das 800 calorias por hora.



MMA

MMA feminino
Para quem não sabe, MMA (Mixed Martial Arts) é uma modalidade de luta com contato pleno, em que os adversários não precisam seguir um único estilo de arte marcial.
Uma evolução do vale-tudo, o MMA é uma mistura de sete diferentes lutas: jiu-jitsu, muay thai, judô, wrestling, karatê, boxe e capoeira.
A diferença é que essa luta passou a ter regras bem claras, garantindo a integridade do praticante. Por agrupar tantas práticas, o MMA inclui movimentos no chão, chutes no ar, derrubada do adversário, trabalho de equilíbrio e isometria (segurar o adversário no chão) o que promove diversos benefícios ao corpo.
Os resultados serão: fortalecimento, agilidade, equilíbrio, flexibilidade e gordurinhas exterminadas. O gasto calórico dessa aula pode chegar a 1200 calorias por aula.

JIU-JITSU

Jiu-jitsu para mulheres
jiu-jitsu é praticado predominantemente no chão e também usa o princípio da isometria para imobilizar o oponente. Além de contribuir para o fortalecimento muscular, a aula melhora o condicionamento físico e a função cardiorrespiratória, já que o esforço é constante. Apesar de precisar de força para praticar a luta, o que faz diferença mesmo é o domínio da técnica, já que é preciso muita atenção para dominar o adversário. Em apenas uma aula são eliminadas 1000 calorias.
Segundo Luciano Imoto, não é preciso se preocupar com a deformação da orelha, comum entre atletas que praticam essa luta, devido ao atrito com o tatame.
Isso só acontece quando não é dado o tempo necessário para a cicatrização. É possível também usar protetores auriculares específicos para a prática do esporte.
Explica.

JUDÔ

Judô para mulheres
O foco dessa luta é derrubar e imobilizar o adversário, para isso é preciso fazer muita força com tronco e braços, fortalecendo, principalmente, os músculos dessas regiões. Mas a resistência às investidas do oponente gera contrações no corpo todo, trabalhando-o por completo. O judô é uma das poucas lutas que conserva a tradição oriental e, por isso, a disciplina é um dos principais pontos a serem respeitados nesse esporte. O gasto calórico da aula de uma hora fica entre 700 e 800 calorias.

TAEKWONDO

Taekwondo feminino
Para quem não tem medo de suar a camisa! O taekwondo é excelente para definir as pernas e o abdômen. Os chutes exigem muita habilidade e flexibilidade. Além disso, o equilíbrio, a força e a velocidade são muito exercitados.






KUNG FU

Kung fu para mulheres
Por ser inspirado nos movimentos dos animais, o kung fu exercita muito a concentração, respiração e o foco. Ótimo para quem quer definir as pernas, a técnica trabalha bem a parte da frente e o glúteo. Uma boa parte dos golpes é feita com os joelhos flexionados e com os músculos bem contraídos.
Relaxar, emagrecer e definir o corpo de forma mais rápida são vantagens de se praticar alguma dessas modalidades.
E aí, meninas, vamos à luta?

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