CANTOTO DO BLOG

CONTATO DO BLOG: oseias.ac@hotmail.com
orl.ac@hotmail.com

terça-feira, 15 de maio de 2012

Índios voltam a ocupar prédio da Funai no Acre

Indígenas de diversas etnias voltaram a ocupar o prédio da Fundação Nacional do Índio no Acre (Funai), na manhã desta terça-feira (15). Os indígenas fecharam os portões de órgão para nenhum funcionário trabalhar.

A manifestação dos indígenas ainda faz parte dos protestos que eles fizeram mês passado na Funai do Acre e na sede, em Brasília. Segundo o cacique Ninawa Hunikui, líder do movimento, muitos pedidos não foram atendidos.

“Estamos nos sentindo lesados pela falta de atenção pelas autoridades. Se nossos pedidos não forem atendidos ainda hoje, amanhã chamaremos mais reforço e faremos um movimento radical”, ameaçou.
Segundo ele, a classe fez denúncias nos órgãos competentes, em Brasília, dos problemas que estão ocorrendo no Acre, principalmente, sobre a falta das demarcações de terras nas áreas indígenas.
“O prazo para resolverem a nossa situação era até o dia 10 de maio e isso não aconteceu. Pelo contrário, fomos chamados de bagunceiros e falaram que não somos caciques”, comentou Ninawa Hunikui destacando que os indígenas também querem a exoneração da presidente da Funai, no Acre, Maria Ivanilza.
Os indígenas denunciaram o caso ao Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal e a presidência da Funai nesta manhã para uma providência ser tomada.
“Queremos voltar rapidamente para casa, por isso essa situação deve ser resolvida rapidamente. Outros indígenas estão saindo das aldeias para cá, não estão vindo mais para dialogar, o movimentos era radical”, disse.




Nenhum comentário:

Postar um comentário