CANTOTO DO BLOG

CONTATO DO BLOG: oseias.ac@hotmail.com
orl.ac@hotmail.com

terça-feira, 29 de maio de 2012

A Fifa lançou nesta terça-feira oficialmente o slogan da Copa do Mundo de 2014: "Juntos num só ritmo", que foi apresentado em um vídeo que termina com o atacanteNeymar usando a camisa da Seleção Brasileira e comemorando um gol, seguido pela frase escolhida como lema do torneio.



 O filme de 30 segundos de duração, criado pela Central Globo de Comunicação, mescla imagens marcantes do Brasil – paisagens, pontos turísticos, festas, crianças jogando bola, grandes metrópoles – com cenas de lances de futebol, ao som de samba. Ronaldo, Robinho e o argentino Lionel Messi, por exemplo, aparecem em lances de Mundiais anteriores. Neymar, último a ser exibido, nunca jogou uma Copa.

Em imagens divulgadas pela Fifa, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e os ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, que são membros do Comitê Organizador Local (COL), foram os responsáveis por explicar a escolha da frase, que em inglês foi registrada como "All in one rhythm" ("Todos em um ritmo", na tradução literal).
saiba mais
Valcke diz que processo para escolha do slogan durou um ano e meio

- Eu acho que o slogan é o fio condutor para a Copa do Mundo. Não só para o Brasil, mas para o mundo. É por isso que tem sido importante trabalharmos juntos, Brasil e Fifa, para misturar a cultura mundial e a cultura brasileira e ser capaz de mostrar ao mundo o que é o Brasil, o que é o ritmo do Brasil. Não é apenas o ritmo do futebol especificamente. Também fala da música, como os brasileiros são e a maneira com o Brasil dará as boas vindas ao mundo. E temos que ter certeza que se encaixa com a cultura do mundo e a cultura brasileira. Espero que o que fizemos seja apreciado pelas duas - disse Valcke.

 

Ronaldo, Valcke, Aldo e Bebeto no anúncio oficial do slogan da Copa do Mundo (Foto: Fifa.com )

Fifa e COL vão divulgar nesta quarta-feira a tabela da Copa das Confederações de 2013

Para o ministro, a realização da Copa do Mundo no Brasil é um presente ao país que mais vezes venceu a competição:

- A Copa é a maior celebração do planeta, não apenas do esporte, não apenas do futebol. É a festa mais aguardada do esporte mais querido por toda a humanidade. E o Brasil é o país que participou de todas essas Copas, é o país que ganhou cinco vezes, é o país que tem o maior artilheiro dessas Copas e é o país que tem o jogador mais importante dessas Copas. E o ritmo é o ritmo do Brasil, o ritmo da Copa, o ritmo do futebol, o ritmo da unidade, o ritmo da diversidade, o ritmo da fantasia, o ritmo de um país que recebe de braços abertos a grande celebração do futebol do mundo.

O maior artilheiro citado por Aldo é Ronaldo, que exaltou a escolha do slogan como um reflexo do que o futebol representa para o Brasil:

- O futebol é o nosso maior entretenimento, o brasileiro é apaixonado por futebol. E o futebol nada mais é que a tradução do nosso ritmo, dos nossos sentimentos. O brasileiro é ousado, joga com alegria, ele é simpático com o turista, ele é solidário. O futebol traduz todo o sentimento que o brasileiro tem.
Nós, brasileiros, possuímos um ritmo natural. Não é à toa que que somos pentacampeões mundiais"
Bebeto

Por fim, Bebeto destacou o "ritmo natural" dos brasileiros e o legado que o Mundial deixará para o país após 2014:

- Nós, brasileiros, possuímos um ritmo natural. Não é à toa que que somos pentacampeões mundiais. É com esse ritmo que iremos realizar uma das maiores Copas do Mundo de todos os tempos. Mostrando a todo planeta a capacidade de poder realizar grandes eventos. E o mais importante de tudo isso é o legado que será deixado para o nosso país.

O slogan foi criado pela agência de comunicação brasileira Aktuell. Segundo a Fifa, "ele representa a mentalidade que está por trás de todos os aspectos da organização do torneio". A frase "Juntos num só ritmo" irá influenciar ainda a elaboração das músicas-tema de eventos como o Fifa Fan Fest e as cerimônias de abertura e de encerramento.

Na quarta-feira, Valcke, Aldo, Ronaldo e Bebeto encontram-se no Rio de Janeiro para a divulgação da tabela da Copa das Confederações de 2013, que já tem Rio, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza como sedes confirmadas. Recife e Salvador foram aprovadas pela Fifa, mas ainda esperam uma decisão para novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário